VII EnconASA será realizado de 22 a 26 de março de 2010

Viviane Brochardt – ASACom 
 
No último dia 19, a coordenação executiva da ASA reuniu-se em Recife para tratar, entre outros temas, da realização do VII  Encontro Nacional da ASA (EnconASA). Inicialmente previsto para acontecer neste mês de novembro, o Encontro foi adiado  para 22 a 26 de março de 2010 , período em que se comemora o Dia Mundial da Água. A mudança ocorreu porque a Univasf, mesmo após acordo estabelecido com a ASA, não pode ceder o espaço do Centro de Convenções da Universidade no período acertado.

“A data foi adiada, mas a cidade que acolherá o EnconASA  permanece Juazeiro da Bahia.”, afirma Cleusa Alves, coordenadora da ASA pelo estado da Bahia e integrante da comissão organizadora do Encontro. “Isso é estratégico para nós, pela discussão que faremos de contraposição de modelos. O modelo de desenvolvimento que queremos para o Semiárido e o modelo vigente, que vai na contramão do que a ASA sempre propôs. Juazeiro tem isso, de estar às margens do rio São Francisco, com toda a discussão sobre a transposição e sobre o modelo agroexportador.  Ao mesmo tempo, nas redondezas, temos várias experiências exitosas desenvolvidas pela agricultura familiar, muitas sobre a gestão democrática da água e sobre tecnologias descentralizadas de armazenamento da chuva. Conheceremos algumas durante o EnconASA , nas visitas de intercâmbios”, explica a coordenadora.

A mudança de data,  segundo Cleusa ,  não tira o brilho nem a força do EnconASA . “O Encontro vai acontecer durante a Semana da Água e isso é algo muito simbólico e de dimensões políticas. Os estados estão fortalecidos após os encontros estaduais e vamos para o Encontro Nacional  com muita alegria e mais disposição ainda para discutir a trajetória da ASA e lutar pelo Semiárido que acreditamos e que queremos”, explica.

Para a coordenadora da ASA pelo estado do Ceará,   Cristina do Nascimento, “é importante a integração do EnconASA  com as ações da  Semana da  Água”. Ela  acredita que  essa associação dará  peso às  ações que compõem a agenda política de grande parte das organizações da ASA.

Encontros preparatórios – Vários encontros preparatórios ao EnconASA  aconteceram em todo o Semiárido :  Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores, encontros microrregionais, territoriais e os encontros estaduais. Só destes últimos, aproximadamente 1,3 mil pessoas participaram. Foi nos encontros estaduais que foram escolhidos os delegados e delegadas que irão para o EnconASA .

“Há muitas coisas em comum em todas as trajetórias estaduais rumo ao EnconASA : o esforço coletivo para avaliar a caminhada da ASA Brasil, o debate sobre os modelos de desenvolvimento nas regiões, a valorização da agricultura familiar e das experiências locais como base para o aprendizado coletivo”, avalia Luciano Silveira, coordenador da ASA Paraíba. “Além disso, em todos os eventos houve a preocupação de visibilizar na imprensa os resultados que os estados alcançaram, os trabalhos e a luta. Também percebemos diferentes formas de interlocução com a sociedade, através de cartas, documentos e atos públicos”, explica Silveira.

Agenda – Os ajustes necessários para  a realização do EnconASA  estão sendo feitos pelas comissões temáticas. Nesta quinta-feira (26), a comissão de metodologia se reúne em Salvador  e  durante  a  semana, as demais comissões também se encontram em diversas cidades da Bahia. Já no dia 10 de dezembro, a coordenação do evento estará reunida, em Feira de Santana, com os representantes de todas as comissões.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: