Encontro Nacional celebra os 10 anos da ASA e discute novas perspectivas de convivência com o Semiárido

Intercâmbios, oficinas e debates subsidiam VII edição do Encontro

O município baiano de Juazeiro sediará, entre os dias 22 e 26 de março, o VII EnconASA – Encontro Nacional da Articulação no  Semi-Árido Brasileiro, que acontecerá no Auditório do Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Estão sendo esperadas cerca de 500 pessoas, vindas de todos os estados do Nordeste  e  de Minas Gerais. 

Com o tema ASA – 10 Anos Construindo o Futuro e a Cidadania no Semiárido, o evento pretende celebrar os 10 anos da Articulação, além de avaliar e discutir as novas perspectivas da convivência com o Semiárido dentro do atual contexto sócio-político e econômico  do País. O Encontro  também será um espaço de debate sobre o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semi-Árido  e suas duas estretégias: o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) e o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) e sobre outras experiências bem sucessidades que estão sendo desenvolvidas no Semiárido. 

Durante o encontro, os participantes conhecerão experiências de comunidades rurais, quilombolas, indígenas,  agricultores  e agricultoras  familiares, organizações não-governamentais, cooperativas, sindicatos, federações, pastorais,  de todo Semiárido.  O evento também contará  painéis e oficinas temáticas sobre os seguintes temas: acesso à terra, acesso à água, segurança e soberania alimentar, economia popular e solidária, educação contextualizada, auto-organização e direito das mulheres e biodiversidade. 

Quem quiser também poderá conhecer mais sobre o Semiárido através da Feira de Sabores e Saberes,  que será realizada nas noites dos dias 23 a 25, na orla  do rio São Francisco, onde cada estado  irá mostrar e comercializar seus produtos da agricultura familiar, fortalecendo a prática da  economia  solidária. 

O que é o EnconASA? 

O Encontro Nacional da ASA (EnconASA) é o espaço  político mais importante da Articulação no Semi-Árido (ASA), que acontece, geralmente, a cada dois anos. O evento é dedicado à discussão e avaliação das políticas públicas voltadas para a região e ao fortalecimento das experiências de convivência com o Semiárido. O EnconASA é também um momento de intercâmbio de cultura, valores e conhecimentos entre aqueles que buscam, em conjunto, construir um Semiárido mais próspero, onde o acesso à água e à terra seja apenas o primeiro passo para uma vida digna na região. 

SOBRE A ASA 

A Articulação no Semi-Árido Brasileiro é um fórum de organizações da sociedade civil, que luta pelo desenvolvimento social, econômico, político e cultural do Semiárido brasileiro, desde 1999. Atualmente, mais de  mil  entidades dos mais diversos segmentos, como igrejas católicas e evangélicas, ONGs de desenvolvimento e ambientalistas, associações de trabalhadores rurais e urbanos, associações comunitárias, sindicatos e federações de trabalhadores rurais, fazem parte da ASA.  A principal ação da ASA é o Programa de Formação e Mobilização para a Convivência com o Semiárido, que divide-se  da seguinte forma :  Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC)  e  Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: