Produção diversificada melhora alimentação e gera renda para a família de Seu Isaías e Dona Edite

Segurança  alimentar e nutricional
Testa Branca – Uauá – BA

A Propriedade do Sr. Isaias Ribeiro e dona Edite Ferreira, denominada Sítio Belo Monte, fica localizada na comunidade de Testa Branca, a 22 quilômetros da cidade de Uauá, no sertão da Bahia. Com eles mora um casal de filhos: Edna, de 20 anos e Isaac, de 18 anos.

A área de 55 hectares é dividida em subáreas destinadas para diversas atividades de produção. Existe área de cultivos usada para pastagens de cabras e ovelhas, área de plantio da roça familiar, área de produção com diversos tipos forragens (palma, leucena, gliricídia, manipepa…) e ainda, área para o pomar com goiaba, manga, coco, e mais recentemente, para o plantio de umbu, tudo cultivado de forma orgânica.

Com toda essa diversidade de cultivos na propriedade, a família do Sr. Isaias e dona Edite pode produzir, de forma natural, alimentos em quantidade suficiente para atender as necessidades dos animais e garantir a segurança alimentar da família.

BENEFICIAMENTO GERA RENDA E MELHORIA NA ALIMENTAÇÃO FAMILIAR

O sistema de criação é mantido sob muitos cuidados. O rebanho que passa boa parte do dia pastando nas áreas de fundo de pasto é recolhido para o chiqueiro no final do dia. No chiqueiro, os animais são observados e tratados. Nesse mesmo espaço, eles ocupam divisórias separadas. As cabras que estão sendo ordenhadas ficam em um local especifico, assim como as que estão em fase de crescimento ou em tratamento.  É no chiqueiro que seu Isaias e dona Edite cuidam da saúde dos animais fazendo a vermifugação periódica do rebanho, principal fonte de renda da família. Os animais criados prioritariamente para a produção de carne, agora estão sendo aproveitados na produção de leite usada na fabricação de queijos, doces e iogurtes. Boa parte dos produtos derivados de leite é beneficiada e comercializada em um lacticínio instalado na comunidade, assim como acontece com o umbu e o maracujá da caatinga também beneficiados através da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc). Esta produção diversificada enriquece a alimentação e complementa a renda da família.

O sistema de abastecimento de água da propriedade atende as necessidades básicas da família. A propriedade dispõe de três cisternas, duas são usadas para o consumo humano e uma para as necessidades dos animais, incluindo a limpeza do chiqueiro. Há ainda um caxio com seis metros de comprimento por dois de profundidade usado como suplemento de água para o consumo da família, e duas cacimbas para o suplemento de água para os animais. Seu Isaias também possui o dom para encontrar água subterrânea, através da uma técnica chamada hidroestesia ( sensibilidade que permite uma pessoa localizar água debaixo do chão), contribuindo assim para que muitas familias do Semiárido garantam mais uma fonte de água através de cacimbas e poços tubulares.

DESAFIOS A SEREM SUPERADOS

Para manter esse modelo de propriedade, a família não conta com nenhum investimento por meio de crédito bancário. Os rendimentos gerados pela comercialização dos produtos derivados das frutas e do leite ajudam a família fazer os investimentos mais necessários, embora a propriedade precise de recursos para melhorar as fontes de água e para um melhoramento genético do rebanho a partir dos animais de raças que existem na propriedade.

UNIDADE DEMONSTRATIVA

A propriedade serve como unidade demonstrativa devido ao seu sistema de manejo e produção bastante diversificado e tem sido muito visitada principalmente por professores e estudantes, a maioria ligada a entidades que desenvolvem projetos na linha da educação contextualizada. Pesquisadores e jornalistas que também visitam a propriedade reconhecem a experiência como muito exitosa em se tratando de fonte de informação acerca de uma modelo de produção que garanta  fartura  e diversidade de  alimentos  e água  suficientes para toda uma família. A mesma tem sido utilizada como fonte para elaboração de material informativo para entidades populares e para órgãos do governo, a exemplo da Embrapa.

16 ANOS DE SEGURANÇA ALIMENTAR E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO

A propriedade começou a ser planejada como modelo de convivência com o Semiárido desde 1993, quando o Sr. Isaias participou de uma capacitação para agricultores promovida pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa). Ao longo desses 16 anos, a família tem experimentado diversas formas de planejar uma produção com segurança de acordo as condições climáticas típicas da região.

A garantia da produção diversificada de alimento em qualidade é suficiente para o ano inteiro, tanto para a família, como para o rebanho através das forragens, o que tem chamado a atenção daqueles que visitam a propriedade. Para o Sr. Isaias e dona Edite, esse sistema de manejo e produção é o que mais caracteriza a propriedade como uma experiência apropriada à realidade climática da região semiárida. Garantindo soberania alimentar para sua família e sendo exemplo para a comunidade de Testa Branca e para os municípios de Uauá, Canudos e Curaçá, onde muitas famílias já desenvolvem modelos de propriedades semelhantes a de seu Isaias e dona Edite.

Uma resposta para Produção diversificada melhora alimentação e gera renda para a família de Seu Isaías e Dona Edite

  1. […] Produção diversificada melhora alimentação e gera renda para a família de Seu Isaías e Dona Ed… […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: