Caminhada reúne quatro mil pessoas em Juazeiro

Rosa Nascimento – comunicadora popular da ASA
UGT Obas/CE

A tarde do segundo dia (23) do Encontro Nacional da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (EnconASA) foi marcada por uma caminhada, que reuniu cerca de 4 mil pessoas pelas ruas de Juazeiro-BA, segundo a Polícia Militar. Os manifestantes saíram do Shopping Águas Center e seguiram pela Avenida Adolfo Viana. Durante o percurso, houve uma saudação ao rio São Francisco, onde foi ressaltada a importância de preservá-lo.

Músicas, faixas, banners, estandartes, cartazes, panfletos e uma participação expressiva de agricultores e agricultoras, delegados e delegadas afirmaram a caminhada por um Semiárido viável que a ASA vem construindo e, sobretudo, as lutas do homem e da mulher do campo por vida de qualidade.
 
A caminhada teve como objetivo afirmar a proposta de convivência com o Semiárido e denunciar as injustiças causadas pelo modelo de desenvolvimento proposto pelos grandes empresários. “A nossa luta é por políticas publicas que garantam vida com dignidade ao povo do Semiárido”, declara o coordenador da ASA, José Aldo dos Santos.

Outro objetivo da mobilização foi celebrar as lutas e as conquistas da ASA nos seus dez anos de existência. “A caminhada é um marco; um momento de celebrar dez anos com muita vitória. É também um momento de observar os desafios, se empenhar para as lutas e afirmar as ações de convivência com o Semiárido”, afirma Adelson Santos, mais conhecido como Tiziu, da coordenação local do VII EnconASA e integrante do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa).

O encerramento da caminhada aconteceu na Orla Nova, às margens do rio São Francisco, onde está montada a Feira de Saberes e Sabores. Durante todas as noites, a feira será um espaço de integração e troca de conhecimentos entre os participantes, e venda dos produtos da agricultura familiar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: