Água, Vida e Alegria no Semiárido

A Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) lançou nesta quinta-feira (25), dentro da programação do VII EnconASA, a série de desenhos animados Água, Vida e Alegria no Semiárido. A proposta foi desenvolvida em parceria com o Movimento de Organização Comunitária (MOC), Canal Futura  e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A série de desenhos foi construída em conjunto com dezesseis estudantes da quarta série da Escola Doutor João de Oliveira Campos, da comunidade de Ponto Novo, em Riachão do Jacuípe (BA). Foram realizadas duas oficinas com os estudantes, em articulação com o projeto de educação contextualizada Baú de Leitura, desenvolvido pelo MOC. Nas oficinas, as crianças fizeram desenhos que representam a realidade em que vivem e as alternativas de convivência com o Semiárido praticadas na comunidade.

No lançamento estiveram presentes três estudantes que participaram do projeto, o professor Reginaldo Souza, a coordenadora da ASA, Marilene Santos, a Assessora da Comunicação da ASA, Viviane Brochardt e a analista de projetos do Canal Futura, Cinthia Sarinho. “Algumas crianças tinham dificuldades de aprendizagem e de se relacionarem. Depois dessa oficina, a comunidade de Ponto Novo ficou pequena para essa turma”, afirma o professor.

A fala das crianças confirmou a avaliação que o educador fez sobre o impacto do projeto na formação dos estudantes: “Quero falar da importância que foi participar da dessa oficina. Antes eu não gostava de estudar, hoje, aprendi a ler, escrever e desenhar com prazer”, ressalta a estudante Joseane Araújo. “Depois das oficinas tivemos mais vontade de ir para a escola. Tivemos brincadeiras, aprendemos a filmar. A gente mostrou um pouco da nossa cultura ao povo lá de fora que não conhecia”, complementa o estudante José Machado.

Os desenhos estão divididos em oito episódios que contam a aventura de um grupo de  crianças e de um mandacaru falante, o Caru. Cada episódio traz um tema relacionado aos processos de convivência com o semiárido: 1)Açude; 2)Cisterna; 3)Uso Racional da Água; 4)Ciclo da Água; 5)Saúde e Higiene; 6)Poluição dos Rios; 7)Passado, Presente e Futuro; e 8)Direito à Água Potável.

A cerimônia de lançamento dos desenhos foi encerrada com a exibição do episódio Direito à Água Potável. Os filmes serão utilizados como material de formação junto às entidades que compõem a ASA e às escolas articuladas pelos projetos de educação contextualizada Baú de Leitura e Cisternas nas Escolas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: