“Nós temos que participar do debate eleitoral este ano”, diz presidente do Consea

Marcelo Torres – Ascom/Consea

“O tema da segurança alimentar e nutricional precisa fazer parte do debate eleitoral deste ano”, defendeu o presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renato S. Maluf, em evento na última quinta-feira (25) em Juazeiro (BA).

“Estamos diante do desafio de colocar o nosso tema na agenda dos debates eleitorais, pois devemos atuar para evitar que haja retrocessos, para avançarmos nesse campo, seja quem for a próxima gestão”, afirmou. “Nós estamos caminhando para a consolidação definitiva da segurança alimentar e nutricional como um assunto de Estado e não como política de um governo específico”.

O presidente do Consea participou em Juazeiro (BA) de um evento promovido pela Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), o VII EnconASA, que reuniu 400 pessoas na Universidade Federal do Vale do São Francisco. Essa fala aconteceu em um debate sobre a relação entre governo e sociedade na elaboração de políticas públicas, em mesa que contou com a participação de Naidison Baptista e Valquíria Lima (ambos da ASA) e Jacques Pena, presidente da Fundação Banco do Brasil.

Diante de uma plateia formada basicamente por pequenos produtores vinculados à agricultura familiar e a movimentos sociais, ele disse estar “assustado com a tentativa de criminalizar as organizações sociais”. Segundo ele, “percebe-se claramente um cerco às organizações sociais, sobre acesso a recursos públicos”.

Ele disse que os temas do Semiárido que são abraçados pela ASA estão entre os mais importantes temas da agenda do Consea. “Quero aproveitar a oportunidade, inclusive, para dizer que em 2011 teremos a IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, e quero que isso já esteja na mira de vocês”.

Num evento que também celebrou os dez anos de existência da ASA, o presidente do Consea fez elogios à atuação da entidade. “Eu sempre digo, e agora repito mais uma vez, que a atuação da ASA é um das iniciativas mais interessantes, inovadoras e exitosas dos últimos dez anos no Brasil e talvez no mundo, quando falamos de segurança alimentar e nutricional”, afirmou. ”

O Programa 1 Milhão de Cisternas é uma experiência exitosa pelo seu caráter inovador, por ser forte e fácil de se fazer, pelos seus propósitos, por valorizar muito as experiências, por se basear na mobilização social, fazendo com que as pessoas se vejam nele”, concluiu.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: