VII EnconASA será realizado de 22 a 26 de março de 2010

Viviane Brochardt – ASACom 
 
No último dia 19, a coordenação executiva da ASA reuniu-se em Recife para tratar, entre outros temas, da realização do VII  Encontro Nacional da ASA (EnconASA). Inicialmente previsto para acontecer neste mês de novembro, o Encontro foi adiado  para 22 a 26 de março de 2010 , período em que se comemora o Dia Mundial da Água. A mudança ocorreu porque a Univasf, mesmo após acordo estabelecido com a ASA, não pode ceder o espaço do Centro de Convenções da Universidade no período acertado.

“A data foi adiada, mas a cidade que acolherá o EnconASA  permanece Juazeiro da Bahia.”, afirma Cleusa Alves, coordenadora da ASA pelo estado da Bahia e integrante da comissão organizadora do Encontro. “Isso é estratégico para nós, pela discussão que faremos de contraposição de modelos. O modelo de desenvolvimento que queremos para o Semiárido e o modelo vigente, que vai na contramão do que a ASA sempre propôs. Juazeiro tem isso, de estar às margens do rio São Francisco, com toda a discussão sobre a transposição e sobre o modelo agroexportador.  Ao mesmo tempo, nas redondezas, temos várias experiências exitosas desenvolvidas pela agricultura familiar, muitas sobre a gestão democrática da água e sobre tecnologias descentralizadas de armazenamento da chuva. Conheceremos algumas durante o EnconASA , nas visitas de intercâmbios”, explica a coordenadora.

A mudança de data,  segundo Cleusa ,  não tira o brilho nem a força do EnconASA . “O Encontro vai acontecer durante a Semana da Água e isso é algo muito simbólico e de dimensões políticas. Os estados estão fortalecidos após os encontros estaduais e vamos para o Encontro Nacional  com muita alegria e mais disposição ainda para discutir a trajetória da ASA e lutar pelo Semiárido que acreditamos e que queremos”, explica.

Para a coordenadora da ASA pelo estado do Ceará,   Cristina do Nascimento, “é importante a integração do EnconASA  com as ações da  Semana da  Água”. Ela  acredita que  essa associação dará  peso às  ações que compõem a agenda política de grande parte das organizações da ASA.

Encontros preparatórios – Vários encontros preparatórios ao EnconASA  aconteceram em todo o Semiárido :  Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores, encontros microrregionais, territoriais e os encontros estaduais. Só destes últimos, aproximadamente 1,3 mil pessoas participaram. Foi nos encontros estaduais que foram escolhidos os delegados e delegadas que irão para o EnconASA .

“Há muitas coisas em comum em todas as trajetórias estaduais rumo ao EnconASA : o esforço coletivo para avaliar a caminhada da ASA Brasil, o debate sobre os modelos de desenvolvimento nas regiões, a valorização da agricultura familiar e das experiências locais como base para o aprendizado coletivo”, avalia Luciano Silveira, coordenador da ASA Paraíba. “Além disso, em todos os eventos houve a preocupação de visibilizar na imprensa os resultados que os estados alcançaram, os trabalhos e a luta. Também percebemos diferentes formas de interlocução com a sociedade, através de cartas, documentos e atos públicos”, explica Silveira.

Agenda – Os ajustes necessários para  a realização do EnconASA  estão sendo feitos pelas comissões temáticas. Nesta quinta-feira (26), a comissão de metodologia se reúne em Salvador  e  durante  a  semana, as demais comissões também se encontram em diversas cidades da Bahia. Já no dia 10 de dezembro, a coordenação do evento estará reunida, em Feira de Santana, com os representantes de todas as comissões.

Deixe um comentário